English Version
 
 
10 Anos
Duo Barbieri-Schneiter
Ref.:
RD029
Gravadora:
- Rob Digital
Valor:
R$ 19,80

Em 1987, o baiano Fred Schneiter e o carioca Luis Carlos Barbieri juntaram as forças de seus violões. A música brasileira só ganhou com o Duo Barbieri-Schneiter, composto por dois grandes compositores e intérpretes, no campo popular e erudito.

O Duo Barbieri-Schneiter lançou em 95 seu primeiro CD, No Caraça, gravado no Santuário do Caraça, em Minas Gerais. Em 97, veio o segundo álbum, 10 Anos. Apesar da qualidade dos discos, por serem produções independentes, não ganharam a atenção merecida. Agora, com distribuíção do selo carioca Rob Digital, esses CDs têm mais possibilidades de penetração no público apreciador da música instrumental.

No Caraça é um disco basicamente de choros, com composições próprias e temas dos violonistas João Pernambuco, Dilermando Reis e Garoto. Barbieri e Schneiter interpretam peças como Sons de Carrilhões(João Pernambuco), Magoado (Reis) e Lamentos do Morro (Garoto).

Com espetacular entrosamento, Barbieri e Schneiter desfilam a técnica dos grandes instrumentistas, com um mergulho no sabor todo brasileiro dos choros, inclusive nas composições do Duo, as suítes Nš1, de Schneiter, e Traços, de Barbieri.
No CD 10 Anos, Barbieri e Schneiter visitam o repertório dos barrocos Vivaldi e Scarlatti, com a perfeição formal que a execução de obras de primorosa riqueza melódica e instrumental do barroco exigem. Luis Carlos e Fred também tocam Tango del Angel e La Muerte del Angel, do argentino Astor Piazzolla.

As melhores surpresas do disco, contudo, são as peças Interiores, de Barbieri, e Fantasia 521 (Homenagem a Ary Barroso), de Fred Schneiter. Dividida em três partes, Interiores chama a tenção pelos desenhos cromáticos nitidamente influenciados pelo impressionismo.
Já em Fantasia521, os dois viram o violão ao avesso, explorando e abusando das possibilidades sonoras do instrumento. Usam o violão de forma percussiva, mudam a afinação enquanto tocam e utilizam harmônicos. Surpreendente. Coisa de louco.

Repertório:

ANTONIO VIVALDI
Concerto em Ré Maior
1. Allegro Giusto
2. Largo
3. Allegro

DOMENICO SCARLATTI
4. Sonata L.103
5. Sonata L.118
6. Sonata L.487

LUIS CARLOS BARBIERI
Interiores, Luz e Bel
7. Interiores
8. Luz
9. Bel

FRED SCHNEITER
10. Fantasia 521 (Homenagem a Ary Barroso)

ASTOR PIAZZOLLA
11. Tango del Angel
12. La Muerte del Angel




Ouça trechos das músicas em MP3

 

 


Rob Digital
Rua Carlos Machado, 176 - Pólo Rio Audiovisual
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel: (21) 3042-2069 | (21) 3042-5253 | (21) 8222-2143 | Fax: (21) 3042-2069
contato@robdigital.com.br